Relatos - Vivência em MFC 2018 - Lara

Nesta quarta-feira compartilhamos com vocês um relato da vivência na UBSF Vila da Quinta, feito pela acadêmica Lara. Apreciem!

"Dezembro de 2017

Antes que 2017 chegue ao fim, preciso traduzir em palavras as experiências que vivenciei e a imensidão de mundos que senti e toquei, mesmo que apenas com a pontinha dos dedos na Vila da Quinta, em Rio Grande, mais especificamente, na UBSF da Quintinha.
Logo de início, fui acolhida por uma das pessoas que mais entende, pratica e vive o acolhimento em Rio Grande: com um abraço caloroso, a enfermeira Sheila me recebeu, assim como recebem a enfermeira Angela, a médica da família Maria Fernanda, o residente Roberto e os técnicos Nira e Guará todos que procuram a UBSF. Vi que, quando há amor, tudo flui. Com atenção, humanidade e resolutividade, as cadeiras da sala de espera iam se esvaziando, assim como muitas das preocupações e dores daqueles que ali esperavam iam abrandando. Durante os dias que passei na UBSF Quintinha minha admiração, que já era imensa, pela Medicina da Família e da Comunidade cresceu ainda mais. Acompanhar de forma continuada o paciente conhecendo a sua família, seu contexto cultural e socioeconômico faz a diferença no atendimento, favorece o desenvolvimento de uma relação de confiança e amizade com toda a equipe de saúde e apresenta um maior potencial de transformação.


Dentre as diversas experiências vivenciadas no meu período de estágio, pude conhecer melhor o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, fundamental para a manutenção do contato entre a comunidade e a Unidade Básica, me encantei ao ver como essa comunicação acontece de forma acessível e eficiente. Conheci o grupo de caminhada das ACS, que se reúne há 12 anos, todas as terças e quintas pela manhã para caminhar com membros da comunidade. Gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer parte do grupo por um dia e poder sair pelo bairro com vocês esbanjando “Feliz Natal” e boas energias. É bonito ver como momentos como esses fazem a diferença na vida das pessoas e, além de promover saúde, promovem também muita alegria.
Aprendi como ocorre nas UBSF o tratamento integral aos pacientes, abrangendo não somente os médicos, enfermeiros e técnicos, mas também o NASF rural com uma equipe multidisciplinar incrível, que tive a oportunidade acompanhar.
Por fim, gostaria de deixar registrada minha admiração à Fernanda e ao Roberto pela forma sensível como atendem e conhecem seus pacientes, levarei comigo cada aprendizado. Muito obrigada pela paciência e carinho tirando as milhares de dúvidas que surgiram, conversando sobre os casos, os dilemas, as tristezas e as alegrias que permeiam o exercício da medicina.


Obrigada, Ana, pela parceria enorme, feliz por ter realizado o estágio na sua companhia.

Meus agradecimentos à LES pela oportunidade de experenciar vivências tão ricas, produtivas e repletas de ensinamentos, vocês arrasaram na iniciativa!

'É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir.'

Muito obrigada a toda equipe da UBSF Quintinha por ter nutrido com amor e coragem minha certeza de estar no caminho certo.
Não citei todos mas lembro e guardo cada um de vocês com muito carinho."


Lara Quiche

Comentários

Postagens mais visitadas